[Albergue Espanhol]


«Portugal: questão que eu tenho comigo mesmo (...), feira cabisbaixa, meu remorso, meu remorso de todos nós...» {Alexandre O'Neill}

quinta-feira, junho 8

Francisco

Estou muito, mas mesmo muito, contente com a atribuição do prémio da APE ao Francisco José Viegas.
Primeiro, por ser inteiramente justo. Longe de Manaus, como o anterior Lourenço Marques, é um magnífico livro.
Segundo, porque sou um grande admirador do Francisco e da sua obra, desde que, já lá vão tantos anos, li o Crime em Ponta Delgada e, com ele, descobri as maravilhosas ilhas de brumas, essa paixão comum.
Terceiro, porque gosto muito do Francisco, meu amigo, compadre, cúmplice.
Quarto, porque nunca me poderei esquecer que uma das noites da minha vida - que recordo com um carinho imenso - foi passada em Chaves, num terraço da casa dos pais do Francisco, numa noite quente de Verão, a beber cidra muito fresca e a conversar, conversar, conversar.
Quinto, porque o Francisco ajudou-me sempre a descobrir coisas que valem a pena ser descobertas.
Sexto, porque se não fosse o Francisco nem o Albergue Espanhol era o que é.

||||| Escrito por dm :: 3:22 da tarde :: 1 Comentários